A PRINCESA E O CAVALEIRO
A PRINCESA E O CAVALEIRO



"A WOMAN'S LIFE

IN A SINGLE DAY
JUST ONE DAY

AND THEN THAT DAY

HER WHOLE LIFE"
the hours




blog archives
02.2003 03.2003 04.2003 05.2003 06.2003 07.2003 08.2003 09.2003 10.2003 11.2003 12.2003 01.2004 02.2004 03.2004 04.2004 05.2004 06.2004 07.2004 08.2004 09.2004 10.2004 11.2004 12.2004 01.2005 02.2005 03.2005 04.2005 05.2005 06.2005 07.2005 08.2005 09.2005 10.2005 11.2005 12.2005 01.2006 04.2006 06.2007 07.2007 08.2007 09.2007 10.2007 11.2007 01.2008 02.2008 03.2008 04.2008 05.2008 06.2008 10.2010 02.2011 04.2011 07.2011

favorite blogs
afterthefall
anacronica
basilisco
bilontra
biroco
continua-se
deuscanino
érebo
garschagen
oindivíduo
paganbaby
subrosa e imagensepalavras
terrasdeelisia
tudovaiserdiferente
última ceia
WUNDERBLOGS.com

quiet
basilisco (old)
bigornasdepiracicaba comentarioultramontano
contos licensiosos
lonesomegirl
madam poços
novedecopas
olavodecarvalho
petrarca
pulmaocabeludo
santaputa
tudodenovomesmo
tudovaiserdiferente (old)

This page is powered by Blogger.

WWW.ABRATA.ORG.BR
uma visita muito especial

Sempre quis ter primas, e tenho tres, todas por parte de pai, mas nao crescemos juntas. Entao, depois de 5 anos recebo sua visita.

Ao longo de nossas vidas haviamos nos encontrado apenas umas tres vezes, sendo que na primeira eu ja era uma adolescente. Sei que minha mae se esforcou para que tivessemos contato, e meu pai, a sua maneira, tambem sempre quis.

Engracado a imagem que guardamos das pessoas em nossa mente. Embora eu a tenha visto com meus 20, 21 anos, a imagem que guardei dela foi daquela primeira vez que nos encontramos, uma adolescente. Quando a vi entrando no apartamento por um instante pensei que pudesse ser sua irma mais nova, minha prima mais nova que tanto parece minha irmazinha. Mas num segundo olhar, reconheci uma mulher, como ela havia crescido.

Encontro pessoas desde os tempos da faculdade que me veem e comentam como posso estar tao igual, como posso nao ter mudado. Mas minha prima nao me reconheceu, chegou a pensar que eu fosse alguma amiga da casa de tao diferente que estava, e estou. Talvez, assim como eu, ela tenha guardado aquela minha imagem adolescente. Ou talvez ela tenha enxergado atraves de mim e visto num breve relance o que os olhos nunca deixam de mentir, mudei sim, aqui dentro esta tudo mudado. Muito surpresa ela disse que virei uma mulher.

E pensar que temos tanto em comum, pais que foram criados juntos, pais que cresceram juntos. O tempo todo ela se procurava dentro de mim, tentando encontrar semelhancas, pois sempre nos disseram o quanto nos pareciamos, e o quanto pareco sua mae, minha tia. Ainda que ela nao tenha reconhecido as semelhancas, sei que temos muito em comum, e que tudo o que ela queria enxergar em mim nao esta mais sempre a vista apenas num unico encontro.

Foi um reencontro tao gostoso, tao diferente e tao significativo para mim. Espero que de agora em diante a gente trilhe um caminho cheio de encontros ate que por fim tenhamos mais que um mesmo sangue, tenhamos lacos de vida.


posted by safiri @Friday, April 30, 2004
IN THE CUT

Sem expectativas para ver o filme, quase nao me decepcionei. Nao li jornais, nada pela net, nem conversei com as pessoas a respeito. A decepcao foi nao ter visto Meg Ryan fazendo boquete, pois e, achei que faria. Entao descubro que estive enganada e sem saber nada mais sobre o filme, tive um bom passatempo.

Nao reconhecer Kevin Bacon, por exemplo, foi interessante. Eu nao sabia da presenca dele na historia.

Tambem me pegou de surpresa o bigode do policial Malloy. Nao gosto de bigodes (embora a palavra seja otima), so nao me importo com bigodes de pais e amigos de pais, nunca em jovens. Saindo do cinema resolvi reparar no cartaz do filme, o bigode do cara esta quase imperceptivel na foto, deve ter sido proposital, para nao afastar publico como eu.

Confesso tambem que o comeco do filme me deixou apreensiva. Nao lembrava da diretora, Jane Campion, e ler seu nome na tela me desviou varias vezes da historia a procura de elementos chatos. Onde estara a chatice que so ela sabe tao bem trabalhar? Afe, ainda bem que me foi um bom passatempo, eu nao estava para grandes chatices.

Nao gostei das diversas imagens da tela, aquelas do tipo filmes caseiros, minuciosamente bem trabalhado para parecer e aparecer mal-feito. Imagens que cansam a vista e que para pessoas mais sensiveis pode causar dor de cabeca e tontura.

Uma outra, mas boa surpresa, deixou-me contente, foi ouvir Angelo Badalamenti na trilha sonora. Musico, esta em todos os trabalhos de David Lynch, apareceu tambem em A Secretaria, e agora esta aqui. Suas musicas sao inconfundiveis, ouvi-las de vez em quando me traz sensacoes de velhos tempos, bons tempos.

Ah sim, Jennifer Jason Leigh tambem esta no filme.

posted by safiri @Wednesday, April 28, 2004
"A Excentrica Familia de Antonia"

Ontem, depois do meu irmao dar o recado de que nossa prima havia ligado, minha amiga, que estava logo ao lado, fez o seguinte comentario: "safiri, seus parentes sao uma verdadeira incognita para mim."

E importante notar que ela e uma amiga de infancia, daquelas que conhece minha casa, conhece os cahorros que ja tive, meus gatinhos e toda a deliciosa culinaria de mamis.

posted by safiri @Wednesday, April 28, 2004
AQUELES FORAM DIAS QUE PERTENCERAM MESMO A LUA

Em algum ponto do ano passado comecei a ler Na Pele De Um Leao (de Michael Ondaatje) e como muitos livros, vou levando com calma, pois nem todos termino em horas ou poucos dias. Acredito que os leio devagar justamente por nao estar pronta para absorve-lo. Sabem quando nao e a hora?

Quando a leitura nao flui, eu paro e parto para outros, alguns ate ja iniciados, entao quando volto, meses, ou como ja aconteceu, anos depois, tudo flui deliciosamente. Claro que se o livro for feio, chato e ruim, nem me dou o trabalho.

Por que sei sobre o meu momento? Porque muitas vezes fui ate o fim. E ler somente por ler, sem prazer algum, nao me permite absorver devidamente a historia, eu perdia a beleza e as maravilhas das palavras, e tempos depois se alguem me perguntasse sobre o livro, well, caso eu lembrasse de te-lo lido, porque nao raro acontece de eu esquecer livros, filmes, musica que eu ja tenha lido visto ouvido, entao, caso eu lembrasse, nao lembraria do que se tratou tal livro, ou do titulo, ou autor, ou mesmo se gostei ou nao. Triste nao e? Eu acho.

Hoje, quando deixo chegar o momento, capto toda a essencia da historia e ela fica comigo para todo o sempre.

Mas Na Pele de Um Leao eu ja sabia desde o principio que iria gostar. Ja contei aqui que li O Paciente Ingles de Michael Ondaatje e, por tanto ter gostado do seu trabalho, ja sabia que leria suas outras obras, alias, ja tenho em mente qual vira a seguir, pois e, como e bom ter uma amiga chique por perto que tem um montao do Ondaatje.

Ouvi isso esses dias e concordo, o cara e um monstro. O monstro das narrativas. Nesse ultimo ele vai dispondo os diversos personagens que eu sabia ao longo da historia se encontrariam, ate tudo ser costurado e melhor ainda compreendido. Mas o que eu nao sabia e que ele sempre viria a me surpreender, pequeninas surpresas, simples, tranquilas, mas surpresas.

E a poesia que ele coloca em cada palavra? O titulo desse post, por exemplo, e de um trecho do livro. Que capacidade de construir, de descrever, de criar com o simples e o belo. E a maneira como lida com cada personagem e com a vida deles? Sao todas historias humanas e cheias de coracao.

Uma curiosidade e que aqui ja nos e apresentado alguns personagens de O Paciente Ingles, Hana por exemplo, que aparece desde crianca.

posted by safiri @Wednesday, April 21, 2004
EU GOSTO DO IMPRESSIONISMO

Outro dia ouvi o seguinte comentario: "… igual ao impressionismo, de longe e lindo, mas de perto…"

E aquilo me incomodou, incomodou exatamente porque a beleza que enxergo nessas obras e exatamente de perto.

Abrindo um parenteses. Acredito ter ouvido esse comentario em algum dos filmes a que assisti nesse feriado la em Piquaqua. E acontece o seguinte, uma vez proferida a palavra, seja por filmes, pela musica, pela literatura, e ainda que nao seja uma opiniao propria do autor, aquilo esta dito, escrito, esta la para qualquer um ler e tirar suas proprias conclusoes, inclusive aceita-las. Dai o meu incomodo.

Voltando ao Impressionismo. Quando vejo uma obra dessas, mais do que a beleza em si, eu enxergo um sentimento belo, e dessa forma sinto-me em dialogo com o autor.

Quando vejo outras obras, daquelas por demais maravilhosas, que tambem me deixam sem fala, fico apenas olhando atraves do conjunto as sombras, a iluminacao, as cores, os tracos perfeitos… E sinto-me bem. Como se a obra fosse uma prece. PERO, nao enxergo o sentimento belo, enxergo simplesmente o belo.

Algumas outras obras ate me levam a sentir, angustia por exemplo, mas aqui sinto-me so, sinto sozinha, sem autor e criador. E convenhamos, a mi no me gusta sentir isso, eu quero e beleza, e sentir o autor conversar comigo, nao um simples sentir por sentir all by myself.

Pode-se pensar, e eu acredito que isso acontece, que muitos sao aqueles que procuram esse dialogo atraves de suas obras, mas os unicos que fazem isso tao bem e de maneira tao bonita, e comigo, sao os Impressionista.

posted by safiri @Monday, April 19, 2004
JOHNNY CASH

Descobri suas musicas ha poucos meses. Ano passado. Mas somente agora ouco com frequencia. Entao meu querido irmao faz o seguinte comentario: "Agora so falta formar a quadrilha e rolar no feno"

Com voce e mau Dante. Nao consigo mais ouvir essas musicas com seriedade, agora todas as vezes que ouco imagino a quadrilha, e o feno. Pior, voce bem me conhece e sabe disso.


posted by safiri @Monday, April 19, 2004
MUDANCA DE SEXO

Moro com pessoas muito zoeirinhas.

A L., que mora aqui, passou por uma cirurgia (simples, nada grave), entrou no predio apoiada em outra amiga, perna toda enfaixada, manca. Inevitavel a mulher da portaria pergunta enquanto vai abrindo a porta do elevador: "O que aconteceu?" E ela, seca: "Passei por uma cirurgia" Antes de fechar a porta do elevador a mulher mais uma vez: "Cirurgia do que?" E a L.:"Mudanca de sexo".

O elevador sobe.

Caros amigos, imagino ate agora o que esta mulher, uma senhora, seria e humilde, esta pensando ate agora. Ainda nao a encontrei por aqui.

posted by safiri @Monday, April 19, 2004
será que você conhece a pessoa que eu deixei para trás a fim de estar aqui?

ainda lendo Na Pele De Um Leão de Michael Ondaatje

posted by safiri @Saturday, April 17, 2004
A PAIXÃO – não aquela do Sr. Mad Max

Meu irmão perguntou quando vou escrever sobre o amor, só que ainda me faltam palavras.

Mas outro dia, conversando com uma amiga, lembramos dos momentos em que nos apaixonamos, isto é, lembramos que para nós existe aquele exato momento a partir do qual tudo se transformará em paixão.

Soa um pouco estranho, mas é assim desde sempre, não lembro de uma vez que as coisas tenham crescido até se transformar numa paixão, diferente para o amor.

No meu caso, a maioria das vezes foi com o olhar, poucas decorreram de uma ação/atitude ou determinada conversa.

Algumas vezes as paixões foram por pessoas com quem nunca nem conversei, outras, por pessoas que conheço há pouco, há muito tempo, amigos até!

Independentemente de tudo isso, a “magia” toda só acontece pela maneira diferente, profunda e sincera com que olham em meus olhos, pelo brilho do olhar, ou não sei, por naquele momento eu me deixar enxergar um pouco mais além.

Só sei que aquele momento/olhar fica ali guardado comigo e de tão encantador ele passa a moldar a pessoa dali pra frente, pois é a partir dali que eu o enxergarei com outros olhos, com os olhos de uma apaixonada.

É a partir dali que eu o percebo Homem.

posted by safiri @Thursday, April 15, 2004
26 ANOS DE IDADE

Pela primeira vez desde a infância, sinto e acredito ter a idade que tenho, e percebo como sou nova. Pela primeira vez não estou descompassada com o tempo.



posted by safiri @Thursday, April 15, 2004
fiquei muito comovida tambem com essas outras palavras da minha irma

"Pena nao esta ai para dar aquele abraco de urso tao carinhoso.
Pena nao poder te servir uma taca (eu disse taca!) de guarana enquanto voce estiver no momento mais quietinho do dia.
Pena nao poder ver seu sorriso tao contagiante e seus olhinhos tao sinceros.

Ontem fui ao cinema com meu pai e pude me lembrar das palavras de Katsumoto:
"E muito dificil encontrar a flor perfeita.
Voce pode passar sua vida inteira a procura dela
e mesmo assim nao sera uma vida desperdicada."

Feliz aniversario grande safiri.

obs: O pessoal da minha turma (Belle, Gui, Fran, Camila e outros) mandaram um grande abraco e um beijao para voce. Todos falaram que estao com muita saudades."


posted by safiri @Wednesday, April 07, 2004
05 de abril de 2002

05 de abril de 2002 e estava de volta ao interior. Era a familia, eu e mais ninguem. Longe de Sao Paulo, longe dos amigos, sim, longe do que e o meu mundo.

05 de abril de 2002, ja e noite e minha mae esta um tanto agitada, indo e vindo, fazendo coisas.

05 de abril de 2002. Estava proximo da Pascoa? Nao lembro, mas alguns amigos que nao moravam mais em aqui em Piquaqua estavam na cidade.

05 de abril de 2002 estou chorando no quarto e minha irma entra, pois e, estava muito triste, mas ainda mais triste ao ver nos seus olhos o quanto voce se sentia incapaz em me ajudar; mal sabia ela o quanto ja estava me fazendo bem so por estar ali.

05 de abril de 2002 e uma estranha calmaria paira no ar. E noite, estamos todos na sala vendo tv.

05 de abril de 2002. Ouco barulhos la fora, no quintal de casa. Vou ate a cozinha abrir a porta, nao era possivel que ninguem tivesse escutado nada!

05 de abril de 2002, abro a porta e e aquela gritaria. Amigos, amigos e mais amigos da minha irma, muita gente olhando para mim, todos me esperando, todos sorrindo, bolo, velinhas, docinhos, bexigas, bebidas, tudo organizado por voce winnie, voce e seus amigos que passaram a tarde toda preparando essa festa para mim, tudo pelo meu aniversario e pelos meus dias tristes, por eu estar me sentindo tao so, tudo tudo por amor.

05 de abril de 2002. Fiz 24 anos e nunca esquecerei tanto carinho. Voce nao imagina o quanto essa festa foi importante para mim e tenho certeza que seus amigos tambem tao pouco tem nocao do quanto eles significaram naqueles dias em Penapolis, e significam ate hoje.

Obrigada little sista. Essa nao foi a primeira festa surpresa que ganhei, mas voce sabe que por tudo o que eu passei naquele tempo essa foi sem duvida a mais especial de toda minha vida.

TRES PESSOAS

Morgana Elisia,
Pulmao Cabeludo,
Dante, voce meu irmao.

Dia primeiro de abril foi aniversario de voces,

engracado quem nasce nesse dia, todos os tres, quando penso em voces faz todo o sentido terem nascido nessa data. Seria como se eu encontrasse alguem que tivesse nascido dia 29/fevereiro, porque a gente nunca encontra essas pessoas.

quem e do dia 01/04 e especial, e diferente, inteligente. Pessoas dificeis, mas de um coracao imenso. Pessoas de quem a gente pode se orgulhar por ter por perto e por conhecer. Pessoas que nos fazem sorrir pelo simples fato delas existirem.

Voce Morgana, nao nos conhecemos muito, mas a empatia que tive logo de cara foi muito grande. E depois, das poucas vezes que fomos conversamos, pude ir pouco a pouco confirmando minhas impressoes, tenho um imenso carinho por voce, te desejo sorte e muitas felicidades, que seu dia tenha sido tao bom quanto o que ja soube sobre como foi sua festa, parabens.

Pulmao Cabeludo. Estudamos juntos durante muitos anos em Piquaqua do Sul e sempre gostei de voce. Sempre muito divertido, sempre muito inteligente, sempre cheio de autenticidade, sempre cheio de grandes observacoes. Depois em Sao Paulo, nossa entrada na faculdade e viemos morar juntos aqui. Era otimo ter voce por perto, sim, ainda e, mas estamos distantes, well, na verdade sempre fomos distantes, acontece que sempre me senti perto, pois considero-me mais perto daqueles que entendo/conheco/compartilho ideias-gostos-sentimentos que daqueles que por acaso estao ao meu lado. Voce e como um primo que nao tive. Parabens pelo seu dia.

Dante. O melhor irmao que qualquer pessoa pode ter. E e exatamente como a winnie disse, com voce a gente aprende, e continua aprendendo, dia apos dia. O carinho com que voce me trata e todas as preocupacoes about me. Voce sempre me quer bem, quer o meu melhor e sempre sempre me proteje. A qualquer hora que eu precisar voce vai estar ao meu lado, e vai mostrar, e vai dizer: "e esse o melhor caminho, vem comigo!" Com voce eu me sinto mais segura, mais amada, mais importante. Muito do que sou, da melhor parte de mim, devo a voce. Obrigada e Feliz Aniversario. Eu te amo.

posted by safiri @Monday, April 05, 2004

"se vos falei de coisas terrestres, e não crestes,
como crereis, se vos falar das celestiais?"
joão 3:12


a princesa eo cavaleiro



















Free counter and web 
stats